Renewable Hybrid Systems: Characterization and Tendencies

Authors

  • Jonas Platini Reges Universidade Federal do Ceará
  • Danielly Norberto Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Natasha Esteves Batista Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Cesar Marques Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Douglas Aurélio Carvalho Costa Centro Universitário 7 de Setembro
  • Robson Silva Dias Universidade Federal do Ceará
  • Deivid Matias Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Siomara Peixoto Lima Universidade Federal do Ceará
  • Kaio Martins Ramos Universidade Federal do Ceará
  • Shakil Bonnet Jossub Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Fellipe Souto Soares Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Hybrid Systems, optimization, reliability, economic performance

Abstract

Um sistema híbrido renovável combina fontes de energia para geração de eletricidade e seu uso é motivado pelo apelo à diversificação e descentralização de fontes não poluentes e à complementaridade entre recursos renováveis. Este sistema é mais confiável e econômico do que um sistema baseado em uma única fonte e entre diferentes combinações de componentes o mais comumente usado é o vento solar. A operação desses sistemas depende de fatores como design, otimização, confiabilidade e desempenho econômico. Assim, o objetivo principal deste artigo é apresentar o estado da arte de sistemas híbridos renováveis ​​em todo o mundo, destacando suas principais características. Entre os 14 artigos analisados, o software Homer é o mais utilizado para escalonamento do Sistema Híbrido; para otimização, a metaheurística mais comumente utilizada é a PSO. Além disso, 36,4% dos artigos não utilizaram nenhum tipo de armazenamento de energia e as demais baterias usadas, células de combustível ou ambas as tecnologias. Como aplicação, 63,6% das plantas forneciam sistemas de osmose reversa ou cargas residenciais; os outros supriam a demanda por áreas rurais remotas ou para cobrar carros elétricos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jonas Platini Reges, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo IFCE - Campus Limoeiro do Norte (2014). Especialista em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistema de Automação pela Universidade Candido Mendes - Instituto Prominas (UCAM-Prominas) (2017). Mestre em Energias Renováveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGER-IFCE) (2017). Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (PPGEE-UFC). Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Controle e Processos Industriais, atuando principalmente como investigador nos seguintes temas: Automação de Processos, Controle e Processamento de Energia, Energia Renovável, Eficiência Energética, Geração de Energia.

Published

2020-03-03

How to Cite

Reges, J. P., Araújo, D. N., Batista, N. E., Carvalho, P. C. M., Costa, D. A. C., Dias, R. S., Freitas, D. M., Lima, S. P., Ramos, K. M., Ribeiro, S. B. J., & Soares, F. S. (2020). Renewable Hybrid Systems: Characterization and Tendencies. IEEE Latin America Transactions, 18(1), 102–112. Retrieved from https://latamt.ieeer9.org/index.php/transactions/article/view/363