NoBug’s Snack Bar

A Computational Thinking Serious Game as an Educational Platform

Authors

Keywords:

Computer programming, Blocks-based approach, Serious games

Abstract

This paper presents the development of an educational platform with serious gameplay to support introductory programming learning. On one hand, it presents the technical aspects of the environment and, on the other hand, based on an experimental study done, it identifies students' behavior and attitudes when playing on their own initiative. We want to verify the relations between students' performance and their engagement, satisfaction, and problem-solving strategies. The understanding of these relations may help to identify students' characteristics that may point out to the teacher the need for individualized support.

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Author Biographies

Adilson Vahldick, UC/UDESC

Possui doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação pela Universidade de Coimbra (2018), mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Itajaí (2008) e graduação em Sistemas de Informação (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Ibirama, exercendo suas atividades docentes no curso de Engenharia de Software (Bacharelado), atuando na pesquisa e ensino de programação e desenvolvimento de jogos sérios.

Paulo Roberto Farah, Udesc

Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduação em Bacharelado em Informática pelas Faculdades Positivo. Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Ibirama, no Departamento de Engenharia de Software, atuando no ensino, pesquisa e extensão de programação web.

Maria José Marcelino, UC

Possui doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra (1999). Atualmente é Professora Auxiliar na mesma universidade, no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, onde ensina programação e simulação e investiga nas áreas do ensino da programação, da simulação e do Ensino a Distância.

António José Nunes Mendes, UC

Possui doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. É Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da mesma universidade, lecionando essencialmente unidades curriculares de programação. Investiga nas áreas do ensino da programação e do ensino a distância. Coordena o Projeto de Ensino a Distância da UC.

Published

2019-10-03

How to Cite

Vahldick, A., Farah, P. R., Marcelino, M. J., & Mendes, A. J. N. (2019). NoBug’s Snack Bar: A Computational Thinking Serious Game as an Educational Platform. IEEE Latin America Transactions, 17(3), 473–484. Retrieved from https://latamt.ieeer9.org/index.php/transactions/article/view/143