ACPT Modelling of a Multipurpose Photovoltaic Generator Block Using ATP-EMTP

Authors

  • Leonardo Rosenthal Caetano Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Geraldo Caixeta Guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • Thales Lima Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Jaqueline Oliveira Rezende Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberta Ramos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Anderson Rodrigo Piccini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Keywords:

ATP-EMTP, ATPDraw, MODELS, modelling, photovoltaic module

Abstract

One of the major references to deal with electromagnetic transients is the ATP-EMTP program whose associated tools, ATPDraw (a graphical interface) and MODELS (a programmable language), have pushed its use to other electrical system analysis. In this context, this article aims to show the development of a computational block to represent the photovoltaic generator in ATP, with its respective mask and configuration in ATPDraw. Starting from the classical mathematical foundation, a photovoltaic module is developed from data available in manufacturers' manuals. The ideality equations are then modified to attend different purposes: applying new values of temperature and irradiation, choosing series and/or parallel association of modules, including different values of series and parallel resistances. The final multipurpose photovoltaic generator is validated by comparison of its results with those found in the related technical literature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Rosenthal Caetano Silva, Universidade Federal de Uberlândia

nasceu em Belo Horizonte/MG, Brasil, em 1989. Concluiu a graduação em Engenharia Elétrica no ano de 2012, na Universidade de Uberaba, e obteve a titulação de mestre em 2015, pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEELT/UFU. Sua pesquisa se concentra nas áreas de geração distribuída de energia, geração solar fotovoltaica e dinâmica de sistemas elétricos.

Geraldo Caixeta Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1977. Obteve o título de mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1984 e o grau de PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aberdeen, Aberdeen, Reino Unido, em 1990. Atualmente é professor na Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia. Suas pesquisas se concentram na área de energia eólica, geração distribuída, dinâmica e controle de sistemas elétricos, fluxo de potência, estabilidade de tensão e transitória, aplicações em eletromagnetismo.

Thales Lima Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

nasceu em Passos/MG, Brasil, em 1991. Concluiu sua graduação no ano de 2014 e obteve a titulação de mestre em 2016, pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEELT/UFU. Suas pesquisas se concentram na área de desenvolvimento de software para análise de sistemas elétricos de potência, fluxo de carga, curto-circuito e estabilidade de sistemas elétricos.

Jaqueline Oliveira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

nasceu em Cachoeira Alta/GO, Brasil, em 1990. Concluiu sua graduação no ano de 2012 e obteve a titulação de mestre em 2015 em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEELT/UFU. Suas pesquisas se concentram na área de dinâmica de sistema elétricos, energia solar fotovoltaica e sistemas de energia elétrica.

Roberta Ramos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

nasceu em João Pinheiro/MG, Brasil, em 1991. Concluiu sua graduação no ano de 2014 pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é aluna no curso de mestrado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFU. Suas pesquisas se concentram nas áreas de geração distribuída, fontes alternativas de energia e dinâmica de sistemas elétricos.

Anderson Rodrigo Piccini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

nasceu em Pato Branco/PR, Brasil, em 1981. Graduado em Tecnologia em Mecatrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2004. Obteve o título de mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, em 2014. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí. Atualmente é aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da FEELT/UFU. Suas pesquisas se concentram na área de automação, robótica, dinâmica de sistemas elétricos e geração distribuída.

Published

2019-10-03

How to Cite

Silva, L. R. C., Guimarães, G. C., Oliveira, T. L., Rezende, J. O., Santos, R. R., & Piccini, A. R. (2019). ACPT Modelling of a Multipurpose Photovoltaic Generator Block Using ATP-EMTP. IEEE Latin America Transactions, 17(2), 203–209. Retrieved from https://latamt.ieeer9.org/index.php/transactions/article/view/1290